Azul suspende voos regulares entre Campinas e Paris e transforma rota em temporada

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Azul suspende voos regulares entre Campinas e Paris e transforma rota em temporada

Azul muda estratégia e torna voos entre Campinas e Paris sazonais

Mudança de planos para quem sonhava embarcar direto de Campinas para Paris em qualquer época do ano: a Azul, única companhia brasileira que mantém voos para o Aeroporto de Orly, anunciou que deixará de voar regularmente essa rota a partir de outubro de 2025. Os voos voltam apenas em abril do ano seguinte, coincidindo com o início da alta temporada no Hemisfério Norte.

A decisão pegou muitos de surpresa, inclusive viajantes frequentes dessa rota. Os voos, lançados há pouco mais de dois anos, estrearam em abril de 2023 com aeronaves Airbus A350 e até hoje eram operados seis vezes por semana. Não é só a nostalgia do croissant fresquinho na chegada que fica suspensa: essa medida mostra como as empresas aéreas precisam pensar no bolso antes de tudo.

Segundo a Azul, pesou — e muito — o fato de os custos operacionais dispararem quando a ocupação cai. No inverno europeu, a quantidade de brasileiros viajando despenca, afetando diretamente a rentabilidade dos voos. A empresa explicou que essa foi uma escolha para preservar a saúde financeira da operação internacional, ajustando a oferta conforme a demanda e evitando prejuízos desnecessários.

O jogo é duro, mas a Azul promete que ninguém será deixado sem resposta. Quem já garantiu passagem para datas afetadas será amparado com opções de remarcação ou reembolso, conforme assegura a Resolução 400 da ANAC. E um detalhe importante: esse tipo de suspensão temporária não é algo raro no universo das aviações, principalmente quando o cenário econômico internacional exige cautela extra.

Panorama da malha internacional da Azul e perspectivas

Mesmo passando pela suspensão dos voos Campinas Paris, a Azul afirma que segue firme e forte em seu projeto de crescer lá fora. Atualmente são doze destinos, entre operações permanentes e de temporada. Na lista entram cidades como Orlando, Lisboa, Porto, Madri, além de paraísos sul-americanos (e concorridos entre os brasileiros), como Punta del Este e Bariloche. De forma geral, o objetivo é garantir que a malha continue sustentável e evite voos ‘vazios’ durante o período de baixa movimentação.

O recado final da Azul é que a aposta em Paris continua: a pausa nos meses mais frios tem data para acabar e já existe previsão oficial de retorno para abril de 2026. Assim, para quem pensa em visitar a capital francesa, vale programar a viagem para o verão europeu — quando o sol brilha e as passagens têm mais voos diretos disponíveis.

No fim das contas, uma decisão que reflete o cenário competitivo do setor aéreo e a busca constante pela eficiência. Ao mesmo tempo, não se pode ignorar o impacto para quem preza pelo embarque prático a partir do interior paulista. Agora é esperar e torcer para que, com a retomada no próximo ano, a rota volte ainda mais forte e estável.